Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de abril, 2023

Desenho de observação no MHNJB

Crítica Stop Motion e Storyboard

Crítica Trio 5 - Link Stop Motion:  https://youtu.be/Gwm14sUuKbI O grupo conseguiu fazer uma animação abstrata com a utilização de cores, o que não apareceu muito nos outros trabalhos. As transições e os sons combinaram muito com a ideia presente no storyboard do grupo. Consegui perceber alguns problemas principalmente no enquadramento do vídeo, acredito que por conta do formato das imagens e a distância dos integrantes do grupo na hora da realização, neste caso poderia ter sido um pouco mais bem tratado. Entretanto, tirando o final do Storyboard, o grupo seguiu e conseguiu realizar a maior parte do programado, trazendo a ideia de imersão e abstração desejada.

Storyboard para Stop Motion (em trios)

 

Storyboard para Stop Motion (Individual)

 

Parágrafo sobre "finalística, causalística e programática"

 No capítulo: "Nosso Programa", de Vilém Flusser, ele tratou sobre três conceitos muitos importantes sendo eles: a finalística, a causalística e a programática. Em primeiro lugar, a finalística, o autor cita esse conceito para dizer que nada acontece por acaso, sempre vai existir um propósito por trás de uma ação, mesmo que ainda não tenha sido descoberto. A respeito da causalística, Flusser defende que para todo acontecimento, ou acaso, existe uma causa e que em alguns casos algo só irá acontecer dependendo de outro. Em terceiro lugar, o autor cita o conceito de programática que se relaciona com o acaso das situações, sendo totalmente imprevisível e podendo mudar constantemente.

Crítica estruturada GIFs animados

 Crítica GIF1: As imagens e o GIF estão muito bem trabalhados, os cortes das imagens ficaram muito bem feitos e o efeito de profundidade gerado me agrada bastante. Além disso, o efeito de profundidade também é um fator muito positivo nesse GIF. A única coisa que me incomoda é o corte muito evidente do final do loop que fica muito explícito devido às sombras. Crítica GIF2: As imagens e as cores escolhidas para a execução desse GIF foram muito bem pensadas e trabalhadas, elas trazem uma sensação de imersão muito positiva. Além disso, as transições combinaram muito com o vídeo, estão muito bem feitas e dão uma fluidez muito agradável, pois as imagens e as cores interagem em uma velocidade que combina muito bem.

Desenho de observação utilizando método de medição

 

GIF Animado individual

 

Parágrafo pessoal Filosofia da Caixa Preta (Flusser)

No livro "Filosofia da Caixa Preta", de Vilém Flusser, autor usa termos como a fotografia e a câmera para tentar sintetizar suas críticas principalmente à tecnologia. Nesse contexto, ele mostra que a fotografia é uma "caixa preta", ou seja, esconde processos internos que a pessoas muitas vezes não se importam em descobrir como funcionam, mas que em um simples "click" capturam imagens. O principal conceito compreendido por mim é como a tecnologia pode ajudar muito em alguns processos, mas em contrapartida ela limita muito o pensamento das pessoas, pulando processos de criação e tornando algo muito mais programado e constantemente reproduzido. 

P2P Photoshop Parte II (imagem síntese coletiva)

 

Crítica estruturada das imagens Luz e Sombra

 Crítica 1: A composição das imagens apresentam um jogo de sombra e luz muito bacana, na primeira em específico o foco no formato de um diamante me chamou muita atenção. Entretanto, acredito que na segunda e na terceira foto tenha ficado muito aparente a textura e o formato do papel... O fundo na segunda foto também foi algo que me chamou muita atenção, tirando o foco do objeto em si. Além disso, a formatação das imagens poderia ter ficado mais harmônica e alinhadas. Crítica 2: Gostei muito da composição dessas imagens, a escolha de formatação e alinhamento das fotos deixa tudo muito harmônico. O fundo extremamente preto nas beiradas da primeira e terceira foto deu um contraste para a obra, que me agrada. Entretanto, a fotografia do meio ficou "deslocada" no conjunto, para mim ela não conversa muito bem com as outras imagens, pois as outras apresentam estruturas mais complexas e detalhadas.

Dinâmica de desenhos rápidos

 Perspectiva 1: Desenho com 4 minutos Desenho com 2 minutos Desenho com 1 minuto Desenho com 30 segundos Perspectiva 2: Desenho com 30 segundos Desenho com 15 segundos Desenho com 2 pessoas: Desenho com 15 segundos Observação: Precisei passar um lápis em cima da maioria dos desenhos, pois os traços estavam muito claros e não estava aparecendo direito nas imagens!

Parágrafo pessoal/crítico sobre discussões IA em aula

Na discussão em sala de aula sobre o uso de Inteligência Artificial foi possível levantar diversas questões a respeito da utilização dessa ferramenta e a maneira a qual ela representa a sociedade. Quando se pensa em IA vem a mente: evolução, desenvolvimento, futuro, praticidade. De fato é algo a se pensar… Entretanto a IA não deixa de ser uma máquina programada para repetir padrões que alguém escolheu, dessa forma quando olhamos os resultados gerados pela ferramentas da para perceber que a maioria dos preconceitos sociais e estruturais que existem no mundo são muito enfatizados pela máquina. Por exemplo, quando meu grupo tentava gerar uma imagem onde o foco principal era uma mulher negra, houve uma sexualização muito pesada, já que sem citar o tipo de roupa que ela estaria vestindo os resultados eram a maioria uma mulher de biquíni. A falta de senso crítico na ferramenta é o principal fator negativo da IA. Desse modo, a ferramenta representa sim um avanço tecnológico e uma evolução, ma...

Objeto de Papel II e ensaio fotográfico (Luz e Sombra)

 

Atividade em aula com objetos de papel, luz e sombra

 

Imagens geradas por Inteligência Artificial

As quatro imagens selecionadas para serem descritas foram: Imagens geradas pela Inteligência Artificial a partir da descrição das imagens anteriores:

Desenho de observação - Escola de Arquitetura

 

Desenho de observação - Praça da Liberdade